quinta-feira, 26 de julho de 2012

TEXTO FINAL II CONFERENCIA MUNICIPAL DE CULTURA


SECRETARIA DE CULTURA DE ANÁPOLIS/CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA

A Secretaria Municipal de Cultura  tem como diretriz a atuação em três frentes de ações:
  • DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS E PROGRAMAS CULTURAIS
  • REALIZAÇÃO DO CALENDÁRIO DE EVENTOS CULTURAIS
  •  Realiza, desenvolve, articula junto a população, a construção da política cultural do município.
A Secretaria Municipal de Cultura de Anápolis tem como uma de suas frentes de atuação a manutenção de PROGRAMAS DE FORMAÇÃO ARTÍSTICO-CULTURAL.
                ESCOLAS DE ARTES: A Secretaria de Cultura mantêm quatro Escolas de Artes:
                               Escola de Música de Anápolis
                               Escola de Dança de Anápolis
                               Escola de Teatro de Anápolis
                               Escola de Artes Plásticas Osvaldo Verano
Estas Escolas são mantidas pela Prefeitura Municipal oferecendo cursos de formação com duração variada entre 03 e 08 anos. O número de alunos, por escola, também é variado, atendendo, no geral, cerca de 1.200 (Hum mil e duzentos alunos).
                PROGRAMA CULTURA PARA TODOS: O programa trabalha com formação artístico-cultural, através de oficinas e/ou cursos regulares, atendendo, de forma descentralizada (em 15 núcleos localizados em diversos bairros da periferia da cidade). O trabalho é mantido pela Prefeitura Municipal, em parceria com outras entidades envolvidas com atividades culturais no município. O Programa envolve os seguintes projetos:
                               Cultura e Cidadania: Aulas de música instrumental para crianças e adolescentes atendidos pelo PET (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) organizados em 07 (sete) bairros diferentes da cidade. O trabalho visa a musicalização e a prática em instrumentos de corda, sopro e percussão para formação de pequenas orquestras. O projeto é mantido por convênio entre secretaria de cultura e desenvolvimento social em parceria com o Ponto de Cultura Tocando com Arte e instituições educacionais e religiosas da cidade. O projeto conta, ainda com a atuação dos “agentes culturais” do programa “Cidadão do Futuro” desenvolvido pela Prefeitura Municipal.
                               Pontão de Cultura Tenda Jovem: Projeto vinculado a Secretaria de Cultura em convênio com o Ministério da Cultura, oferece oficinas de circo, break dance, grafite, audio-visual em outros 05 bairros da cidade. O trabalho é desenvolvido por oficineiros com a monitoria de “agentes culturais” do projeto “Cidadão do Futuro”.
                               Agentes Culturais: Grupo de 75 (setenta e cinco) adolescentes, na faixa de 14 a 17 anos, em situação de vulnerabilidade social, iniciados nas áreas de capoeira, teatro, circo, música, dança, hip hop e áudio-visual, participantes do projeto “Cidadão do Futuro”, mantido pela Prefeitura Municipal, recebendo uma ajuda de custo de ½ salário mínimo para atuarem como multiplicadores em 12 (doze) núcleos do Programa “Cultura Para Todos” distribuídos por vários bairros da periferia da cidade.
                               Projeto Dar as Mãos: Oficinas de artesanato oferecidas pela Casa do Artesanato, espaço de comercialização de produtos artesanais mantido pela Secretaria de Cultura, realizadas em instituições filantrópicas e classistas da cidade. O projeto é desenvolvido em parceria com a Caixa Econômica Federal, Sindicato Rural de Anápolis e Fundação Oasis.
O Programa CULTURA PARA TODOS atende cerca de 1.000 (Hum mil) pessoas, de forma fixa,  nas áreas de música, dança, teatro, circo, hip hop, áudio-visual, capoeira, além de outra centena nas oficinas de curta duração em artesanato.
A Secretaria de Cultura de Anápolis também mantém algumas UNIDADES CULTURAIS, como:
                ORQUESTRA JOVEM DE ANÁPOLIS: Grupo formado por músicos em formação pela Escola de Música de Anápolis e pelo Projeto Cultura e Cidadania. Dos membros da Orquestra, 20 (vinte) são “agentes culturais” do projeto Cidadão do Futuro.
                BANDA DE MÚSICA LIRA DE PRATA DE SANTANA: Corporação musical mais tradicional da cidade, formada por sopros e percussão, que a mais de 70 anos anima as festas cívicas do município.
                ORQUESTRA DE VIOLEIROS DE ANÁPOLIS: Grupo de violeiros, violonistas e sanfoneiros que se dedica a difusão da música caipira e regional.
                COMPANHIA ANAPOLINA DE TEATRO (CAT): Grupo de teatro, com elenco selecionado por meio de audição pública, que se dedica a montagem de peças teatrais. A CAT vem trabalhando na montagem da peça “Por detrais de toda porta” do teatrólogo anapolino Ademir Faleiro.
                GALERIA DE ARTES ANTONIO SIBASOLLI: Espaço para exposições de artes plásticas, mantido pela Secretaria de Cultura, que tem um conselho curador formado por artistas plásticos anapolinos, que seleciona, por meio de edital público, oito projetos de exposições a serem realizados durante o ano. Além dessas exposições, a Galeria realiza, juntamente com o Museu de Artes Plástica, o principal evento da cidade nessa área, o Salão Anapolino de Artes.
                MUSEU DE ARTES PLÁTICAS LOURES: Essa Unidade é responsável pela preservação do acervo de obras, constituído basicamente de peças premiadas nos Salões Anapolinos de Artes, além de outras doadas por artistas plásticos que realizam exposições na galeria do Museu. O acervo conta com cerca de 200 (duzentas) obras.
                MUSEU HISTÓRICO ALDERICO BORGES DE CARVALHO: O Museu Histórico é responsável pela preservação do patrimônio histórico da cidade: objetos, documentos, livro de tombo. O Museu é aberto a visitações e a pesquisadores desenvolvendo trabalho de educação patrimonial junto a escolas, colégios e universidades do município. A partir do ano de 2010 o Museu vem coordenando a publicação dos CARDENOS DE PESQUISA, que divulga textos acadêmicos sobre a história de Anápolis, tal Caderno já se encontra na sua IIIª edição.
                CORPO DE BAILE DE ANÁPOLIS: Companhia de ballet, em fase de implantação, que seleciona seu elenco por meio de audição pública e vem trabalhando no projeto de montagem da peça “Quebra Nozes”, a ser apresentada na programação cultural de fim de ano.
 A Secretaria de Cultura tem outra frente de atuação na realização dos eventos que compõem o CALENDÁRIO CULTURAL DE ANÁPOLIS, quais sejam:
                - ENCONTRO DE GRUPOS DE FOLIAS
                - DIGIARTE: Evento voltado a área da Cultura Digital
                - ANÁPOLIS FESTIVAL DE CINEMA
                - ENCONTRO DE CATIRA
                - FESTIVAL DE VIOLA
                - CONCURSO BOLSA LITERÁRIA JOÃO LUIZ DE OLIVEIRA
                - ENCOA (Encontro Nacional de Coros de Anápolis)
                - MOSTRA DE TEATRO DE ANÁPOLIS
                - SALÃO ANAPOLINO DE ARTES
                - FAMU (Festival Anapolino de Música)
                - CIRCUITO ANAPOLINO DE DANÇA
                - FEMA (Festival de Música instrumental de Anápolis)
                - CANTATAS NATALINAS
No ano de 2011 a Secretaria de Cultura realizou importante projeto literário, ANÁPOLIS EM LETRAS, FATOS E IMAGENS. Publicação de 41 (quarenta e uma) obras literárias de escritores anapolinos, com capas que retratam obras de arte das telas que compõem o acervo do Museu de Artes Plásticas Loures.
Outra importante frente de atuação da Secretaria de Cultura é no campo da POLÍTICA CULTURAL:
                APOIO A REALIZAÇÃO DOS FÓRUNS PERMANENTES DE CULTURA
REALIZAÇÃO DA Iª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA     
IMPLANTAÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA
ENCAMINHADO A CAMARA MUNICIPAL PROJETO DE LEI PARA APROVAÇÃO DO FUNDO MUNICIPAL DE CULTURA
REGULAMENTAÇÃO DA LEI DE INCENTIVO À CULTURA
A Conferência Municipal reconhece que além das iniciativas culturais promovidas pelo poder público existem outras iniciativas realizadas pela sociedade civil organizada e que a Secretaria Municipal de Cultura e o Conselho Municipal de Cultura devem estar em constante diálogo com os produtores culturais locais. Porém, as entidades sem fins lucrativos terão prioridade na análise dos projetos apresentados junto às formas de financiamento da cultura no município.
                Dessa forma, a política cultural em Anápolis tem a preocupação de desenvolver ações que valorizem as manifestações culturais, assim como, o incentivo a aprendizagem, tendo um dialogo franco e transparente com nossa população levando em conta seus interesses e suas necessidades.


Nenhum comentário:

Postar um comentário